Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

6 de maio de 2011

Colóquio "Arte, cultura e multidão" (notícia)

O Colóquio acontece mensalmente na Fundação Casa de Rui Barbosa, com a parceria da Universidade Nômade e da UFRJ. Foi interessante conhecer o trabalho de fotografia do Observatório de Favelas pela pesquisadora Barbara Szaniecki, e ouvir o relato do Dudu do Morro Agudo, em Nova Iguaçu, do Movimento Enraizados, que tem como base a cultura Hip-Hop. Em seu depoimento, muito vivo, ele falou sobre a invenção e o desenvolvimento deste coletivo, história que foi publicada num livro: "Enraizados: os híbridos glocais". Antes dele falou o Rociclei, autor de uma dissertação de mestrado sobre o tema.
O livro foi publicado pela Editora Aeroplano e custa R$30,00.
Por último, a artista Cristina Ribas expressou sua preocupação com o congelamento da cidade em signos já consagrados e com a revitalização da zona portuária que desconsidera os moradores e a cultura já existente, com o discurso do "novo" e de salvação do lugar. Para quem não sabe, há um plano bastante ambicioso de transformar a Praça Mauá e adjacências, com a construção de dois museus no local: o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã. Enfim, aqui repassei algumas pistas que merecem ser pesquisadas e sobre as quais ainda vamos falar mais. O próximo Colóquio é dia 02 de junho. Vale a pena se aproximar e aprender com estas estações da cidade, onde arte, cultura e educação se encontram.
Projeto do Museu de Arte do Rio, dos arquitetos Paulo Jacobsen e Thiago Bernardes, que deve ser aberto em 2012, na Praça Mauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário