Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

15 de novembro de 2011

O Rio para quem (não) conhece

Herika Maria Alvarenga
Nossa, tive uma experiência muito engraçada! Fui passar as férias em São Geraldo do Baixio, em Minas Gerais e as pessoas queriam saber se realmente o Rio de Janeiro tinha tudo aquilo que aparece na televisão, principalmente nas novelas.

É muito estranho descrever onde você mora para uma pessoa que talvez nunca vá a esse local. Em qualquer canto que eu chegava, me perguntavam como era viver num lugar que tem praia, montanha, cachoeira… Não vou me lembrar direito de todas as perguntas pois já tem oito anos que estive lá, mas elas eram mais ou menos assim:
É verdade que a água da praia é salgada?
É verdade, só não me pergunta o porquê que eu não sei.
Você mora perto da praia?
Mais ou menos, depende de que praia eu queira ir, pois existem algumas que ficam a uma hora da minha casa e tem outras que ficam a três horas. Para quem mora na capital, fica mais perto. Para quem vive nos municípios vizinhos, é mais distante.
As mulheres usam aquelas roupas de verdade para ir à praia? Os biquinis não são muito pequenos?
Em geral, sim. Mas isso vai do costume e da pessoa.
A cachoeira é perto da praia?
Mais ou menos, as cachoeiras da Floresta da Tijuca ficam perto.
Esta floresta chamada Floresta da Tijuca, você conhece?
Conheço sim. Fica a uma hora da minha casa.
No Rio, não chove? É verdade que carioca não gosta de frio?
Claro que chove! E sim, carioca não gosta de frio.
Que tipo de música vocês escutam?
Rock, música sertaneja, pop, samba, pagode, vários tipos. Cada um gosta de um estilo diferente.
No carnaval é aquilo mesmo? Você já foi ver de perto?
Acho que o que passa na televisão é igual ao que acontece mas não posso dizer pois nunca vi de perto. Bem, eu já passei por algumas escolas...
E o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, você já foi?
Não, ainda não tive oportunidade, mas um dia vou.

Pois é, isso de contar para as pessoas como é a cidade onde você mora pode soar estranho. Mas o mais estranho é que voltei para o Rio de Janeiro com a impressão de quem precisava conhecer melhor o lugar onde vivo era eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário