Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

15 de abril de 2012

A Alfândega me dá vontade de correr

Querida sobrinha,
hoje eu vou te descrever uma parte do Rio de Janeiro que não me sinto bem, um lugar que acho feio  e que me dá vontade de correr. Falo da rua da Alfândega, no Centro do Rio de Janeiro, que começa na rua 1º de Março e vai até o Campo de Santana. A Alfândega é uma rua muito comprida, mas muito estreita. Sua característica principal é ser do comércio. Lá se encontra de tudo, mas tudo mesmo. Lojas de roupas, sapatos, tintas, papelarias, o que se imaginar. E esta é a razão dela sempre estar lotada de gente indo, vindo, trabalhando e de passeio. 
Esta é uma foto da internet. É ou não a foto do caos?
Na Alfândega, a gente não sabe onde começa a loja e nem a calçada. É um tal de gente atropelando, gente que faz carga e descarga de material e quando está quente, ihhhh!!! Nem te conto. Esse é o famoso “Saara”. No começo, a rua era só um caminho, que ia da orla marítima até a Lagoa da Sentinela, um posto de guarda e vigilância contra o ataque de índios existentes nas proximidades da atual Praça da República. Seu nome mudava de acordo com o trecho: Quitanda de Marisco, Mãe dos Homens, dos Ferradores, de Santa Efigênia, do Oratório da Pedra e de São Gonçalo Garcia. O nome de rua da Alfândega foi dado somente em 1716. No começo era território de comerciantes ingleses, e mais tarde, de sírios e libaneses. Agora misturam-se as nacionalidades de portugueses, árabes, coreanos e chineses. 

Conheço pessoas que adoram esse tumulto, mas a única coisa que gosto dali são as construções que, infelizmente, também não são cuidadas, organizadas. Que nada! As calçadas estão todas desniveladas, e isso não é nada democrático. Para deficientes é bem difícil.

Beijos, Letícia Ayala Torales
PS - Te mando mais fotos ou imagens. 
Assim era melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Para você ver como ela é uma rua grande.
Quando chove é um horror.
Viu o tipo de arquitetura?

Um comentário:

  1. Que isso! Tremenda diversidade cultural. Onde você vê Chineses, Mulçumanos, Cristãos e Judeus convivendo num mesmo espaço sem grandes conflitos?
    As calçadas são realmente desniveladas, mas em compensação a rua é dos pedestres e não dos carros.
    O preço das mercadorias é infinitamente menor que num shopping, e se você compra no atacado é menor ainda.
    E para evitar o tumulto das aglomerações humanas é só não deixar para comprar na última hora.
    Não tem como o meu bolso não curtir o nosso Saara!

    ResponderExcluir