Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

2 de fevereiro de 2015

Água! Água! Hay quien se importe en la ISLA URBANA

ISLA URBANA é uma ong de captação de água no México que procura soluções urgentes e imediatas para o suprimento de água em localidades onde as pessoas vivem com pouquíssima água, muito menos do que seria necessário, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ademais, essas famílias que não dispõem de água corrente gastam, muitas vezes, um dia inteiro  para conseguirem, em outras localidades, cerca de 10 litros para o consumo de toda uma família.
SABEMOS que a falta da água é um sintoma de falência do atual sistema de desenvolvimento sócioeconomico e de padrão de ocupação do espaço (urbano ou não), principalmente em países da América Latina. Por isso, é muito importante não só tomar medidas imediatas, tais como as que promovem a captação de chuvas, difundidas pela ong Isla Urbana, mas também buscar outras medidas de contenção do consumo, que impeçam a privatização do abastecimento de água nas moradias.
LEMBREM-SE, esse é um serviço oferecido aos cidadãos pelo Estado, em contrapartida pelo pagamento de impostos. Enfim, fica a dica e o questionamento. Boa sorte a todos nós e aos da Isla Urbana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário